O Seo Nenê

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Nenê de Vila Matilde é uma das mais tradicionais escolas de samba da cidade de São Paulo. Foi fundada em 1949 por Seu Nenê, que foi presidente da escola por 47 anos, até passar o comando da entidade em 1996 para seu filho, Alberto Alves da Silva Filho, em razão de alguns problemas de saúde.

Mesmo assim continou a desfilar em todos os anos seguintes. A Nenê possui onze títulos do Carnaval de Sâo Paulo, entre eles dois tricampeonatos. Até 2000 ela foi a escola com mais títulos do carnaval da capital de São Paulo. Em entrevista após o desfile de 2004, seu Nenê declarou que os dois maiores orgulhos que a escola lhe proporcionou foram o desfile no Rio em 1985 e a viagem a Portugal.

A Nenê ainda tem orgulho de ser afilhada da Portela, escola do Rio de Janeiro, e ter protagonizado a primeira roda de samba televisada em 1970, quando a TV exibiu para todo o Brasil esse batizado.

Seu Nenê é referência quando se fala de samba, carnaval e cultura brasileira. Nascido em Minas gerais, ainda menino mudou-se com a família para o rio de janeiro, onde foi criado e ainda adolescente mudou-se para São Paulo.

Casou-se com Dona Tereza, teve três filhos e cinco netos. Falecido no dia 04 de outubro de 2010, Seu Nenê será sempre lembrado e enaltecido por seu jeito sereno, justo, paciente e inteligente.